sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA 1ª PARTE- INTRODUÇÃO

Contação de Histórias


Introdução

contacao4

Os contos transmitem a visão cultural da humanidade, estabelecendo uma relação entre o homem e a natureza, estimulando a fantasia. Mesmo com as tecnologias existentes para entretenimento, como computadores, vídeo, cinema é necessário trabalhar o contar histórias como um ato lúdico, de interação entre o contador e o ouvinte. Contar histórias é uma das formas mais usadas de comunicação.
Este curso entende a atividade de contar histórias como uma arte que se revela um instrumento para o trabalho pedagógico. Para tratar desse assunto foi preciso observar alguns pontos importantes como, por exemplo, o ambiente, que é essencial para despertar na criança o gosto pela leitura, assim como a história a ser escolhida e a maneira como esta será transmitida ao ouvinte. Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto.
Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto. A literatura infantil, portanto, não pode ser utilizado apenas como um“pretexto” para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino através de histórias é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CURSOS DO AVAMEC

  CURSOS COM CERTIFICADOS PARA PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, RECONHECIDOS PELO MEC, TOTALMENTE GRÁTIS. VALE A PENA CONHECER.https://avamec.mec.g...