Bibliografia/Links Recomendados
ACOSTA, Ana Jamila. Educação dos Trabalhadores e a Competitividade Industrial no Brasil – 1930-1990. Tese Doutoral. Santiago de Compostela (ES): USC, 2004.
ALARCÃO, Isabel (Org.) Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre (RS): Artmed, 2001.
ALMEIDA, Laurinha Ramalho de; PLACCO, Vera Maia Nigro de Souza. O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Loyola, 2001.
AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira. 4.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão Educacional: para uma escola de qualidade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da antigüidade aos nossos dias. 7.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão escolar, da ação exercida à ação repensada. 2.ed. Porto Alegre: AGE/RS, 2002.
RANGEL, Mary. Supervisão: do sonho à ação – uma prática em transformação. In: FERREIRA, N.S.C. (Org.). Supervisão Educacional: para uma escola de qualidade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
ROMAN, Marcelo Domingues. O professor coordenador pedagógico e o cotidiano escolar: um estudo de caso etnográfico. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2001.
SILVA, Naura Syria F. Corrêa da. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica. 12.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
SAVIANI, Demerval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In: FERREIRA, N.S.C. (Org.). Supervisão Educacional: para uma escola de qualidade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico – Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.
---------
VASCONCELLOS, Celso dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad, 2005.
----
ALARCÃO, Isabel (org). Escola Reflexiva e supervisão; uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto, PT: Porto, 2000.
CERVERÓ, Virginia Ferrer. De Penélope Y Antigona y viceversa: los desaprendizages del professorado para la complejidad educativa. In: SANTOS
REGO, Miguel A.; GUILLAUMIN TOSTADO (Editores). Avances em complejidad Y educación: teoria y práctica. Barcelona (ES): Octaedro, 2006.
CONTRERAS, Octávio Ochoa. Apuntes para uma educación universitária del siglo XXI desde la perspectiva del pensamiento complejo. In: SANTOS REGO, Miguel A,; GUILLAUMIN TOSTADO (Editores). Avances em complejidad Y educación: teoria y práctica. Barcelona (ES): Octaedro, 2006.
DEMO, Pedro. O porvir: desafio das linguagens no século XXI. Curitiba, Pr: IBPEX, 2007.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MARTÍNEZ, Margarita Edith Canal. El grupo Acadêmico de trabajo desde la perspectiva do pensamiento complejo. In: SANTOS REGO, Miguel A,;GUILLAUMIN TOSTADO (Editores). Avances em complejidad Y educación: teoria y práctica. Barcelona (ES): Octaedro, 2006.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar e reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
______. Introdução ao pensamento complexo. 4.ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 12.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.
MORIN, Edgar; MOTTA, Raúl; CIURANA, Émilio-Roger. Educar para a era planetária. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
SABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
SANTOS REGO, Miguel Anxo; TOSTADO, Arturo Guillaumín. (Editores). Avances em complejidad Y educación: teoria y práctica. Barcelona (ES): Octaedro, 2006.
------
ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola Reflexiva e Supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto (PT): Porto Editora, 2001.
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ALMEIDA, Laurinha Ramalho de; PLACCO, Vera Maia Nigro de Souza. O Coordenador Pedagógico e a Formação Docente. São Paulo: Loyola, 2000.
ALMEIDA, Laurinha Ramalho de; PLACCO, Vera Maia Nigro de Souza. O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo. Loyola, 2001.
CANÁRIO, R. (org). Nota de apresentação ao livro Inovação e Projeto Educativo de Escola. Lisboa: EDUCA, 1992.
CLEMENTI, Nilba. A atuação do orientador: fatores intervenientes. Dissertação (Mestrado). PUC, São Paulo, 1997.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 5.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
FIGUEIREDO, Luiz Cláudio. Revisitando as psicologias. Petrópolis: Vozes, 1996.
PLACCO, Vera M. N. de Souza. Formação e prática do educador e do orientador: confrontos e questionamentos. Campinas: Papirus, 1994.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Pedagógico. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus,1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário