ESCOLA MUNICIPAL SÍTIO BOA VISTA
CHAPA: Todos, de mãos dadas, por uma educação
significativa.
Candidata: Maria Luciana Cardoso Ferreira Soares
OUTUBRO – 2015
PLANO DE AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR
O que concerne a todos deve ser decidido por todos.
Leonardo
Boff
Unidade Escolar: Escola Municipal Sítio Boa Vista
Endereço: Sítio Boa Vista, Zona Rural de Viçosa - Alagoas
Nº de alunos matriculados: 104
Nº de docentes: 04
Nº de funcionários: 03
Formação do candidato: Licenciatura
em Pedagogia
JUSTIFICATIVA
Observando
a Escola Municipal Sítio Boa Vista, na qual eu sou lotada, seu funcionamento,
sua clientela, suas necessidades e acompanhando o esforço da gestão atual,
decidi me candidatar ao cargo de gestor para dar continuidade ao trabalho que
lá está sendo realizado e tentar fazer o que não foi possível.
Pretendo
desenvolver um trabalho fundamentado em valores como: união, parceria e comprometimento,
pois acredito no potencial de nossa comunidade escolar, e com isso buscarei o envolvimento
de todos para o sucesso de nossos alunos, incentivando formas diversificadas
para desenvolvimento de ações que favoreçam uma aprendizagem significativa,
juntando escola-família-comunidade, para que todos, de mãos dadas, possamos
alcançar uma aprendizagem que faça a diferença, em uma gestão centrada no
desenvolvimento do aluno, buscando desenvolver suas potencialidades para o
pleno exercício da cidadania.
Proponho,
de acordo com as leis que regem a educação, pautar minhas ações na
democratização, na gestão participativa, contando com a colaboração do corpo
docente, discente e da comunidade escolar, inclusive no que diz respeito à
administração dos recursos financeiros, garantindo o fortalecimento do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE), relacionado com o Projeto Político
Pedagógico (PPP) e com o Regimento Escolar, visando criar condições para uma
gestão cujo foco seja a aprendizagem do aluno e a valorização dos trabalhadores
da Educação promovendo, portanto, a efetiva transparência na prestação de
contas e na tomada de decisões.
Vale destacar
que encontramos muitas dificuldades no espaço escolar, principalmente no que se
refere à participação da família na escola e na atuação do Conselho Escolar.
Pois na visão dos pais cabe à escola a função de educar e, por este motivo
alguns se ausentam nas reuniões de pais e mestres. Outra situação que leva a
necessidade de haver maior planejamento e ação é com relação a participação
efetiva do Conselho Escolar nas ações didáticas e pedagógicas da escola.
Tendo em
vista o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão é válido ressaltar
que tudo foi feito com muita dedicação e responsabilidade e pensando em
continuar este trabalho estou me candidatando ao cargo de gestor para o biênio
de 2016 e 2017.
;
OBJETIVO GERAL:
Ø Colaborar
para que haja participação e interação entre a escola e a família visando a
melhoria no processo ensino-aprendizagem do educando e da efetivação de uma gestão
democrática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Efetivar
a atuação do Conselho Escolar nos processos e ações pedagógicas da escola;
Ø Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas
capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
Ø Utilizar o Projeto Político Pedagógico – PPP como elemento
norteador das ações a serem desenvolvidas na escola;
Ø Promover ações de socialização entre os segmentos
que compõem a comunidade escolar;
Ø Elaborar
ações que possam garantir a prática da gestão democrática;
Ø Desenvolver
com a comunidade escolar atividades referentes à cultura, esporte e lazer.
PROPOSTAS
DE AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:
a)
No eixo Gestão Educacional
Tendo
em vista que a escola atua como um dos principais agentes na construção do
conhecimento, o professor atua como o mediador nesse aprendizado que, além de
ensinar os conteúdos programáticos, exerce uma grande influência nas escolhas
pessoais modificando ou reafirmando essas escolhas, bem como no próprio caráter
humano.
Ainda
é de responsabilidade da gestão cumprir o calendário escolar de 200 dias
letivos, elaborado de acordo com a LDB, cuidando para que todo o material
esteja sempre bem cuidado.
Ø Estimular
a leitura e pesquisa através da realização de projetos, gincanas e feiras
literárias;
Ø Criar
espaços lúdicos que promovam o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais;
Ø Comunicar
as autoridades competentes os casos de evasão escolar;
Ø Realizar visita às casas dos alunos faltosos
e desistentes buscando compreender, no contexto familiar, as causas da evasão e
incentivar o retorno à escola;
Ø Lutar
pela ampliação do espaço físico da escola: construção de uma cobertura entre os
dois portões, para que os alunos não se molhem nos dias de chuva.
Ø Reivindicar
aulas de reforço em horário contrário para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
Ø Aproveitar
o terreno ao lado da escola e fazer uma horta;
Ø Valorizar
a diversidade local;
Ø Por
em prática o Regimento Escolar;
Ø Organizar
a sala de informática para que o aluno possa realizar suas pesquisas;
Ø Acompanhar a execução dos programas existentes na escola;
Ø Promover
ações que fortaleçam a educação inclusiva em respeito às diferenças;
Ø Realizar
as comemorações cívicas e sociais abertos à comunidade;
Ø Melhorar a qualidade do ensino valorizando o
profissional da educação, tornando-o ativo no processo da gestão democrática;
Ø Realizar as atividades burocráticas dentro do
prazo estabelecido;
Ø Planejar, realizar e cumprir no prazo as
prestações de contas, no que diz respeito ao Plano de Dinheiro Direto à Escola
(PDDE), junto ao Conselho Escolar, professores e alunos;
Ø Elaborar rifas com o propósito de conseguir
fundos para a realização das festividades escolares;
Ø Reivindicar
creche para a comunidade, visto que há muitas crianças no povoado e suas mães
gostariam de colocá-las na escola.
b)
No eixo Pedagógico:
Promover a integração escola/família para melhorar a
aprendizagem do aluno, podendo assim elevar sua autoestima.
Ø Acompanhar o trabalho pedagógico diariamente
para resolver pequenos problemas;
Ø Através
de reuniões fazer com que as decisões sejam tomadas coletivamente, ressaltando
o papel de cada membro nos eventos a serem promovidos;
Ø Realizar um trabalho, enquanto gestor, que
possa acompanhar e orientar o processo de aprendizagem, buscando solucionar
possíveis problemas;
Ø Conversar com os professores sobre o desenvolvimento dos
alunos identificando as suas dificuldades com relação à aprendizagem e buscar
soluções para resolver.
c)
No eixo Relacional:
A escola que queremos precisa da colaboração de todos que
fazem parte da comunidade que estão inseridos é um apoio recíproco onde todos
são beneficiados, exercendo a verdadeira democracia. No entanto para que haja a
participação de todos faz-se necessário trabalharmos na escola a cidadania, que
tem suas dificuldades para ser desenvolvida pelo fato de termos vivenciado por
tanto tempo um modelo de ensino onde só era permitido copiar e repetir o que se
era determinado, isso sem falar no espaço físico onde qualquer tentativa de
trazer algo novo chocava-se com vários fatores contrários a ação. Felizmente essa
situação mudou e a visão das pessoas que fazem educação no mundo também vem
mudando e apesar das inúmeras dificuldades, hoje, já podemos contar com um
grupo de pessoas engajadas na educação verdadeiramente cidadã, onde o maior
objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de realizar juízos reflexivos,
ou seja, de lutar pelos seus direitos e deveres de forma consciente, pessoas
que tenham a capacidade de trabalhar e utilizar as novas tecnologias, exercendo
uma cidadania responsável que gerará no indivíduo uma auto-satisfação.
Ø Realizar reuniões bimestrais com o intuito de avaliar o
trabalho desenvolvido por todos os segmentos da escola (direção, secretaria,
professores e servidores);
Ø Promover atividades extracurriculares de caráter cultural,
esportivo e confraternizações que possam melhorar a autoestima e a interação
entre os diversos segmentos da escola;
Ø Buscar apoio de todos os segmentos para que o trabalho na
escola seja fortalecido;
Ø Promover um ambiente de trabalho onde as relações
interpessoais sejam de respeito, ética e solidariedade.
AVALIAÇÃO
DO PROCESSO ( AVALIAÇÃO DE RESULTADOS)
A avaliação será realizada durante todo o processo.
Ela é permanente a fim de que se perceba as transformações da realidade e a
garantia dos objetivos alcançados.
A
avaliação envolve ainda a observação e análise do conhecimento e de habilidades
específicas adquiridas pelo aluno e também aspectos formativos Toda a comunidade
escolar verificará a eficácia das estratégias e se todos os objetivos e metas
foram alcançados
A
participação dos pais e seu comprometimento com a escola também possibilitará o
êxito do projeto e a definição de novas ações...
O professor e toda a equipe escolar serão avaliados
através de observações durante seu desempenho e no interesse a possíveis mudanças
de estratégias e posturas das novas propostas já vistas nos cursos de
capacitação e das trocas de experiências. Esse comportamento certamente
refletirá na aprendizagem das crianças que será um ponto de referência do
resultado da avaliação.
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