Sequência Didática - A Casinha da Vovó
Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns
passos importantes:
- Confecção de Cartazes:
• Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
• Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam
ser substituídas por desenhos.
- Criação de Fichas:
• Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa
maiúscula, minúscula e letra cursiva);
• Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento,
ou seja, emendadas;
• Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
• Fichas com palavras divididas em sílabas.
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.
• Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
• Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
• Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
• Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
• Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
• Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
• Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
• Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A) De quem é a casinha?
B) Como é a casinha?
C) Por que o café está demorando?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.
A Casinha da Vovó – Atividades 2, 3 e 4
Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência
proposta para que o aprendizado aconteça.
Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita.
A última atividade a ser postada será uma proposta de avaliação para
verificar o aprendizado. Acompanhe!
Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros
sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 2
- Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
- Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da
- parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.
- Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
- Circule na parlenda a palavra CASINHA.
- Desenhe a casinha da vovó.
ATIVIDADE 3
- Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram
- de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em
- cada espaço temos uma nova palavra.
- Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha
- da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
- Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com,
- pó) ressaltando que elas são palavras.
- Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA
- na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras tem?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
- Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras,
- de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4
- letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
- Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra
- repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
ATIVIDADE 4
- Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e
- peça que eles montem a palavra Casinha.
Agora, peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras
para formar o nome da figura (registro no caderno):
- Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta.
- Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
- Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
A Casinha da Vovó – Atividades 5 e 6
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros
sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
Atividade 5
- Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
|
No DE LETRAS
|
A
| |
CASINHA
| |
DA
| |
VOVÓ
| |
CERCADINHA
| |
DE
| |
CIPÓ
| |
O
| |
CAFÉ
| |
ESTÁ
| |
DEMORANDO
| |
COM
| |
CERTEZA
| |
NÃO
| |
TEM
| |
PÓ
|
- Agora, disponibilize jornais e revistas para que os alunosencontrem,
de cada).
ATIVIDADE 6
- Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
- Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
- Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
- Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
- Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
A Casinha da Vovó – Atividades 7, 8, 9 e 10
Continuando a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A Casinha da vovó” Conheçam agora as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as atividades foram elaboradas com base nas capacidades que os alunos devem alcançar ao final do trabalho. Acompanhe as atividades que antecedem a essas acessandoAtividade 1; Atividades 2, 3 e 4 e Atividades 5 e 6 para seguir a sequência didática sugerida pela Kátia.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 7
- Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
- Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
- Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
- Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
- Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
- Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
- Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual palavra da parlenda formamos?”
- Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no meio da palavra, colorindo-as de azul.
- Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra “C” no início.
ATIVIDADE 8 • Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de letra).
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
ATIVIDADE 9 • Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 8 acima.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.
ATIVIDADE 10 • Utilize novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
• Complete a tabela:
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
• Complete a tabela:
PALAVRAS
|
No DE LETRAS
|
No SÍLABAS
|
CASINHA
| ||
VOVÓ
| ||
CERCADINHA
| ||
CIPO
| ||
CAFÉ
| ||
COM
| ||
CERTEZA
| ||
NÃO
| ||
PÓ
|
• Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
• Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
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